Sou de Algodão

Sou de Algodão



O Movimento

Sou de Algodão é um movimento único no Brasil que nasceu, em 2016, para estimular a moda responsável. Para isso, unimos em uma só voz todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra, desde o homem do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes! É muita gente de fibra por trás de uma única peça de algodão!

Hoje, temos orgulho em afirmar que o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo. Por isso, nosso trabalho se baseia em divulgar tudo sobre as qualidades da nossa fibra: desde os benefícios para quem usa até o impacto positivo que ela gera em empregos, na economia e no desenvolvimento criativo e consciente da nossa moda nacional.

Escolher algodão é vestir as suas raízes!




O Algodão
Inovação e sustentabilidade da semente ao guarda-roupa

Que o algodão é leve e durável todo mundo sabe. Mas você conhece a origem e o trajeto que sua roupa percorre até chegar em suas mãos?

Para começar, a fibra brasileira é cultivada de forma responsável (84% da produção possui certificação socioambiental), gera empregos, movimenta a economia, contribui para uma moda consciente e muito mais.

Nosso país é campeão mundial em produtividade quando o assunto é o algodão sem irrigação: mais de 90% de nossas plantações dependem apenas da água da chuva para se desenvolver e dão uma verdadeira aula sobre origem consciente e inovação.

Mas a lavoura é só o começo. Conheça toda essa jornada na sequência!











O Algodão Responsável Brasileiro, também conhecido como “algodão sustentável”, é o ingrediente principal do movimento Sou de Algodão. Pra você entender melhor, o ABR é um programa implantado em 2012 pela Abrapa para garantir o comprometimento de sua produção com a sustentabilidade em três pilares:





Ambiental:
 inclui responsabilidade com a preservação do meio ambiente e uso controlado e adequado de defensivos.


Social: prevê respeito ao trabalhador e garante relações justas entre contratantes e contratados, sempre de acordo com a lei e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.


Econômico: enfatiza a saúde econômica dos negócios que envolvem o algodão, beneficiando a todos de modo justo e equilibrado e estimulando o crescimento do produto interno bruto brasileiro.




Desde 2013, o ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI). Na prática isso significa que, no Brasil, para ter o licenciamento internacional, a produção precisa ser certificada ABR. Em critérios, a certificação brasileira une os 25 critérios mínimos de produção da BCI, os mesmos usados no mundo inteiro, e outros 153 adicionais relacionados com a nossa legislação.







produção
A terra é trabalhada para o cultivo do algodão. Com safras 01 vez ao ano, as plantas crecem, florescem e os capulhos são colhidos e direcionados para a etapa de beneficiamento

beneficiamento
Na algodoeira (usina de beneficiamento), tudo começa com o desmanche do rolo que vem da lavoura para o descaroçamento e limpeza de todas as impurezas da pluma. Na sequência, acontece a prensagem em fardos de, em média, 220 kg e a separação de duas amostras, uma de cada lado, para as respectivas análises de características intrínsecas e extrínsecas do algodão beneficiado. Aí então é emitido o código de barras do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) que garante 100% da rastreabilidade do algodão brasileiro.






fiação
É aqui que a mágica acontece! Depois de produzido e benefiado, o algodão chega à fiação para ser transformado em fios. E é a partir daqui que a fibra começa a se transformar!








malharia e tecelagem
Nessa fase, o fio se une em tramas, formando o tecido que será utilizado na confecção de peças finais! E aqui são trabalhadas texturas, padronagens e cores, dando o pontapé inicial no processo criativo dos designers e estilistas.







confecção
É na confecção que o algodão ganha uma utilidade! Com a criatividade de estilistas e costureiros, são produzidas as peças finais com desenhos variados.










varejo
Nos pontos de venda, as peças encontram o consumidor final. É lá que você escolhe, combina, incrementa e decide como e quando aquela peça fará parte do seu dia-a-dia!




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